terça-feira, 27 de maio de 2014

Aglaja Veteranyi (3)

Pergunto à minha irmã por que Deus permite que a criança cozinhe na polenta.
Ela dá de ombros.
Se pergunto várias vezes, ela acaba cedendo e diz:
Mais tarde eu lhe conto.
 
Eu sei por que a criança cozinha na polenta, mesmo que minha irmã não queira me dizer.
 
A criança, de medo, se esconde no saco de farinha de milho. E adormece. A avó chega e joga a farinha dentro da água fervente, para fazer polenta para a criança. Quando a criança acorda, já está cozida. 
 
OU
A avó está cozinhando e diz para a criança: Cuida da polenta, mexe com esta colher enquanto eu vou lá fora buscar lenha.
Enquanto a avó está lá fora, a polenta diz para a criança: Estou tão cozida, você não quer brincar comigo?
E a criança pula na panela.
 
OU
Quando a criança morreu, Deus a cozinhou na polenta.
Deus é um cozinheiro, ele mora debaixo da terra e come os mortos. Com seus dentes, ele consegue partir todos os caixões.
 
PREFIRO HISTÓRIAS COM PESSOAS QUE COMEM OU SÃO COZIDAS.
 
Em cada nova cidade, cavo um buraco na terra em frente ao nosso trailer, coloco a mão lá dentro, depois a cabeça, e escuto Deus respirar e mastigar debaixo da terra. Às vezes, tenho vontade de cavar até encontrá-lo, apesar de ter medo de que ele me morda.
 
DEUS ESTÁ SEMPRE COM MUITA FOME.
 
Ele também gosta de tomar a minha limonada, coloco um canudinho na terra e lhe dou de beber, para que ele proteja minha mãe. E também ponho para ele, no buraco, um pouco da comida boa que minha mãe prepara.
 
As pessoas têm medo de Deus, por isso não vão para o céu. Lá existe um departamento especial para os artistas que sabem voar.
 
JESUS CRISTO TAMBÉM É UM ARTISTA.
 
(in por que a criança cozinha na polenta? trad. Fabiana Macchi, São Paulo, DBA Artes Gráficas, 2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário